Translate

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Andrade Gutierrez e Via Engenharia preparam o Estádio Nacional de Brasília para inauguração


Obras, que tiveram um começo tortuoso, chegam ao fim e arena com capacidade para 70.824 pessoas é a última a ser entregue para a Copa das Confederações



O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será inaugurado no próximo sábado (18) com a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense, entre Brasiliense X Brasília. Porém, o evento que o Comitê Organizador Local (COL) avaliará as diversas áreas operacionais no estádio será a abertura do Campeonato Brasileiro, partida entre Santos e Flamengo, que acontecerá no domingo (26).


O projeto da arena é do escritório de Castro Mello Arquitetos e foi inspirado na paisagem do entorno, rica em obras de Oscar Niemeyer. Já a construção foi executada pela Andrade Gutierrez e Via Engenharia.

As obras do estádio tiveram um começo tortuoso. O início da construção estava previsto para outubro de 2009, mas problemas no cronograma e suspeitas de superfaturamento adiaram a realização das obras, que só começaram em outubro de 2010.
O estádio tem capacidade para 70.824 pessoas. As arquibancadas inferior e intermediária - formada por 74 camarotes, além de assentos normais - foram executadas em concreto moldado no próprio canteiro de obras. Já a arquibancada superior contou com a utilização de 1.064 peças de concreto pré-moldadas, com intuito de acelerar a execução da obra. O setor, que terá capacidade para 39.050 pessoas, foi concluído em setembro passado, após cinco meses de trabalho.
A fachada é formada por 288 pilares com mais de 36 m de altura que rodeiam a arena e formam a área de acesso, além do anel de compressão e a primeira etapa da cobertura.
A cobertura da arena utilizou uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas revestidas pela membrana, que cobrirá praticamente todos os assentos. Revestida por uma combinação de politetrafluoretileno (PTFE) e dióxido de titânio (TiO2), a estrutura é autolimpante. Além disso, não pega fogo, reflete os raios ultravioleta e captura poluição emitida por cerca de mil carros por dia.
Os dois telões já estão funcionando e os últimos testes dos 446 refletores estão sendo realizados.
A arena, que custou mais de R$ 850 milhões, será palco da abertura da Copa das Confederações de 2013, marcada para o dia 15 de junho, e de outros sete jogos da Copa do Mundo de 2014. O Estádio Mané Garrincha é o último estádio a ser concluído para a Copa das Confederações. Além do Mané Garrincha, os outros cinco estádios que serão sede do evento, são: Castelão(Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Pernambuco), Mineirão (Belo Horizonte) e Maracanã (Rio de Janeiro).





Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário