Curiosidades e Etapas
Os conceitos em engenharia se misturam muito e um bom exemplo para isto são as lajes tipo "Book", que seguem os mesmos conceitos das lajes Steel Deck, já citadas aqui.
Então vamos as curiosidades deste conceito:
1) PORQUE LAJE IÇADA “TIPO BOOK”?
- Içada porque ela é uma laje que não é concretada “in-loco”, é concretada em outro local no canteiro de obras mesmo e depois é colocada no local através de um guindaste pelo sistema de içamento;
- BOOK porque é uma laje que não utiliza uma pista de concretagem, ela é concretada uma em cima da outro, como páginas de um livro,formando uma pilha de até 14 lajes.
2) QUAL
O 1º PASSO?
- Verificar se o projeto estrutural já está prevendo utilização de laje içada, se não estiver solicite ao Departamento de projetos;
- Definir o local onde será feito a concretagem das lajes;
- Providenciar uma central de serralheria na obra para manutenção das formas;
- Providenciar a confecção das formas.
3) HÁ NECESSIDADE
DE PISTA DE CONCRETAGEM?
- Não necessariamente, o que é preciso um local para concreta-las onde o caminhão betoneira tenha acesso ao menos uma das laterais da forma.
4) QUANDO
DEVO COMEÇAR A PRODUZI-LAS?
- Como a velocidade de montagem é muito rápida, é necessário ter estoque da laje, portanto quanto antes melhor, o ideal é que no período entre a terraplanagem e a fundação estaja tudo pronto para iniciar.
5) É NECESSÁRIO
ALTERAR ALGUM PROJETO?
- Alterar não seria o termo correto, mas sim compatibilizar. É necessário agrupar as passagens elétricas em um só ponto por lado de laje, afim de facilitar o processo da laje e identificar as necessidades especiais de todas as instalações, como Shaft´s de prumadas por exemplo.
6) O QUE
É FUNDAMENTAL EU SABER?
- A sala de KIT´s hidráulicos junto com os gabaritos de esgoto é essencial para o processo;
- Em apenas 1 dia monta-se todo o pavimento de um bloco com 12 apartamentos/pavimento;
- A laje produzida mesmo que não montada, entra na produção mensal da obra.
Agora que temos algumas dúvidas esclarecidas é só concretar!
Fonte: MRV Engenharia
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