Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

Ensaio simula vibração da torcida na arquibancada da Arena Corinthians


Teste aplica uma carga dinâmica equivalente a vibração de cerca de cinco mil torcedores. Obra está 75,7% concluída

Um setor de arquibancada da Arena Corinthians, em São Paulo, foi avaliado nesta sexta-feira (3) por testes de vibração forçada. O objetivo deste trabalho é verificar a segurança estrutural do estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. A realização dos testes foi feita equipe da IEME Brasil Engenharia Consultiva, contratada pela empresa Odebrecht Infraestrutura.

O teste de vibração forçada aplica uma carga dinâmica para simular a vibração causada pela torcida de nas estruturas do estádio. A máquina trabalha com vários sensores em diversos pontos e passa o resultado para o computador. No setor em questão, a máquina simula a vibração de cerca de cinco mil torcedores.
Marco Juliani, diretor da IEME, empresa que já realizou testes parecidos na Arena do Grêmio e no Morumbi, explicou: "Nos estádios modernos, nós temos de ter estruturas que suportem esse impacto sem causar desconforto ou pânico no torcedor. E o estádio do Corinthians está dentro desse projeto." Dos locais que vão sediar a Copa do Mundo, a arena do Corinthians é o primeiro a sofrer este tipo de teste.
Mesmo sem a divulgação do relatório, que sairá até a próxima terça-feira (7), Marco Juliani afirma que o estádio terá sim a capacidade de suportar os torcedores com segurança.
A obra
Em construção desde maio de 2011, a Arena Corinthians está com 75,7% de avanço nas obras e o seu término está previsto para o final deste ano.
Atualmente, a obra está na fase de montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio oeste. As estruturas do lado leste, por sua vez, já estão prontas para receber a manta sintética da cobertura.
Na área do campo de jogo, a Odebrecht Infraestrutura executa a montagem do sistema de drenagem e resfriamento da grama, que começa a ser plantada em junho.
Há concentração ainda na execução das estruturas metálicas das grandes paredes de vidro das fachadas oeste e leste (esta será um grande telão de led) e nas instalações internas dos sistemas de ar condicionado, elétrico, eletrônico e de água e esgoto, além de outros acabamentos.
Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário